O CENTRO de DANÇA de OEIRAS (CDO) nasceu da ideia da criação de uma Casa da Dança no nosso País. Trata-se, pois, de uma estrutura inovadora em Portugal, criada à semelhança das muitas que existem em diversas cidades europeias, com o estatuto de associação cultural sem fins lucrativos.
O CDO é um espaço de divulgação, ensino, criação e investigação na área da dança. As suas instalações - na ala norte do piso térreo do Palácio Ribamar, debaixo da Biblioteca Municipal de Algés - incluem um estúdio, para a leccionação das mais variadas técnicas de dança e apoio a grupos e companhias (em regime de residência temporária), uma zona de biblioteca - com possibilidades de leitura e pesquisa assistida, de visionamento de material videográfico, de audição de música de bailado e de acesso à Internet – e outra de arquivo, onde se encontra a mais completa e melhor colecção de documentos de dança portuguesa dos séculos XX e XXI. Às suas áreas principais - estúdio de dança, biblioteca e arquivo - foram dados os nomes de três grandes personalidades da dança portuguesa do século XX, respectivamente, Carlos Trincheiras, Margarida de Abreu e Águeda Sena.
O “espaço Ribamar”, que funciona também como sede da Revista da Dança e do Núcleo de Pesquisa e Documentação de Dança, é uma estrutura aberta e flexível que pretende servir não só os moradores da zona e do concelho, como todos os que se interessam pela pesquisa e prática dos mais variados estilos de dança ou procuram, simplesmente, um espaço de lazer dentro da diversidade lúdica que, actualmente, a arte de Terspsicore nos pode oferecer.
Projectos como os espectáculos didácticos, “Ver a Música e Ouvir a Dança”, os cursos de danças tradicionais para alunos das escolas do ensino básico, “Da Escola à Dança”, e o ciclo “Dança ao Cair da Tarde”, no pátio do Palácio Ribamar, são outras actividades de sucesso do CDO.
Lista de Amigos do CDO
Alexandre Delgado
Maria João Duarte
Cândida Fonseca
Afonso Laginha
Isabel Arbués Moreira
Sílvia Nevsjinsky
Paula Pinto
Júlia Rocha
Pedro Romeiras
Ana Runkel
Adélia Tiago
Águeda Sena
Michael Wieben
Ana Rita Palmeirim
Alexandre Sousa
Bernardete Pessanha
Isabel Oliveira
Fundação Gulbenkian